O comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o tenente-coronel Marlon de Góis Bay recebeu a equipe do Informativo no seu gabinete para uma entrevista franca para falar do sistema de segurança pública, do trabalho da Polícia Militar na cidade de Macaíba, menoridade penal, de importantes operações já realizadas como a recente que resultou na morte de “Boca de CD”, dentre outros assuntos.
Muito seguro e demonstrando alto conhecimento sobre o assunto segurança pública, o tenente-coronel falou das estatísticas que comprovam a diminuição das ocorrências policiais na cidade de Macaíba, nos últimos meses, da maior frustração no trabalho, que a de apreender um menor e logo em seguida vê-lo saindo pela porta da frente de uma delegacia. O tenente coronel- Marlon de Góis Bay assumiu o comando do 11º em meados de 2015. Confira.
Informativo Atitude: Como o tenente-coronel avalia o quadro de segurança pública do nosso estado?
TC Marlon de Góis: A segurança pública é um problema não só do RN, mas do Brasil.  Na verdade o problema da segurança pública é muito complexo, é uma gama de fatores que vai desde o menor fator à legislação que temos.
IA – Com a chegada de cinco novas viaturas e 15 policiais, como analisa a situação atual de Macaíba?
 TC Marlon de Góis: As estatísticas mostram que nos últimos meses ocorreu uma queda em ocorrências como roubos, homicídios e um aumento no número de prisões. Nosso sonho seria zerar a criminalidade, mas temos a certeza que isso nunca vai acontecer; isso porque em todo lugar do mundo existem situações de violência, mas é indiscutível e as estatísticas mostram que Macaíba melhorou e vamos continuar trabalhando para que fique melhor ainda.
IA – As viaturas estão dando um bom suporte ao trabalho da PM na cidade?
TC Marlon de Góis: Com certeza. Recebemos recentemente 3 novas viaturas para o batalhão e uma dessas viaturas está sendo empregada na área comercial. Com a chegada dessa viatura ao centro comercial, poderemos deslocar outras para patrulhamento em outras áreas, inclusive rurais. Atualmente, contamos com 5 equipes para a área de Macaíba no período do dia.
 IA – O Ronda Escolar é outra medida que ajuda a reforçar as medidas de segurança para a população. O prefeito havia solicitado este reforço ao governador. Macaíba vai contar com este serviço?
TC Marlon de Góis: Desde o final do mês de dezembro de 2015 estamos com a Ronda Escolar aqui em Macaíba. Teve uma suspensão agora por causa do período de recesso, mas quando as atividades escolares retornarem, o Ronda Escolar já vai voltar com força total para a área de Macaíba. As viaturas do Ronda Escolar vão visitar as escolas que estiverem em áreas mais problemáticas, e as que não forem visitadas pelo Ronda Escolar vão ser visitadas pelas demais viaturas do batalhão.
IA – Na sua visão, qual o maior problema da segurança pública de nosso país?
TC Marlon de Góis: São muitos, mas eu destacaria nossa legislação, é a lei que é muito branda. Pra se ter uma ideia, nas audiências de custódias cerca de 70% das pessoas que a polícia prende em flagrante são posta em liberdade no dia posterior. Todas elas acobertadas pela legislação
IA – Diante dessas situações qual a maior frustração da PM?
TC Marlon de Góis: A polícia nunca trabalhou tanto como agora, digo sem medo de errar. Nós prendemos muito, no entanto, a legislação é muito benevolente e solta muito também. Já chegamos a prender um camarada 10 vezes no mesmo mês, ou seja, prendíamos e em seguida era solto. É um trabalho de enxugar gelo.
IA – Isso acontece muito com os menores infratores também?
TC Marlon de Góis: Tenho exemplo de que a mesma guarnição apreendeu o mesmo adolescente por várias vezes. Temos casos em que o menor sai da delegacia muito mais rápido do que o policial que o apreendeu; temos o meliante que foi solto na audiência de custódia, o bandido que prendemos e ele conseguiu fugir, porém, mesmo assim, a polícia tem trabalhado muito para a segurança do cidadão de bem. A frustração não nos desanima.
IA – Desde a chegada do tenente-coronel muitas operações foram realizadas. Que êxitos eles tiveram?
TC Marlon de Góis: Com certeza trouxeram grandes êxitos para a população. Podemos destacar a mais recente que culminou na neutralização do meliante Clécio Felipe, vulgo  “Boca de CD” e a prisão de vários elementos, evitamos vários assaltos a estabelecimentos comerciais dentre outros.